Blog
A Importância do negócio sustentável
Postado em fev/2018Ser sustentável ou ter um negócio sustentável tem sido um dos principais objetivos de qualquer empresa que deseja crescer nos dias de hoje. Nos últimos anos, diversas pesquisas sobre o tema reforçam a tese de melhora no relacionamento das empresas com o mercado e seus consumidores após a implementação de processos sustentáveis.
Segundo um levantamento recente da consultoria Management & Excellence, empresas com modelos sustentáveis de produção e de atuação na sociedade, podem ter um aumento de 4% no valor de mercado e render até 1800% com base no valor investido. Esses números convergem diretamente com a aceitação dos consumidores.
Em outra pesquisa, da Nielsen Holdings, empresa global de informações, realizada com 28 mil pessoas em 56 países, verificou-se que 66% dos consumidores preferem comprar produtos ou contratar serviços de empresas que tenham implantado programas de sustentabilidade. No Brasil esse número salta para 74%.
A relação entre fornecedores também sofre mudanças.
Negócios Sustentáveis possuem um diferencial no mercado
A crise econômica atual pode afetar em curto prazo, mas a tendência é que o aprimoramento dos processos seja sempre um diferencial. Por conta da crise econômica, muitas empresas sentiram um esfriamento nesta relação, já que elas acabam dando ênfase maior em custos. Mas havendo uma melhoria do cenário econômico, certamente a exigência por fornecedores que tenham processos sustentáveis irá retornar com muita força à pauta na seleção de parceiros de negócios.
O que achou do artigo? Curta e compartilha com os amigos!